domingo, 11 de novembro de 2012

África: Os diamantes de sangue


Os diamantes são originários de áreas controladas por forças ou facões de oposição aos governos legítimos e reconhecidos, e são utilizados para financiar a ação militar em oposição aos governos - Tornar-se qualquer caso de 10-15% do consumo mundial de multibilliões de  US dólar NO sector diamantífero.  Enquanto que alguns do dinheiro proveniente de tráfico de diamantes é utilizado para sustentar as operações (intervenções armadas. Insurreições, operações terroristas), um montante substancial dos lucros são encaminhados para as contas bancárias dos criminosos transnacionais, para corromper funcionários do governo, forças rebeldes e uma série de outros atores.
A África tem pagado um preço muito alto para as guerras sobre diamantes e o crime e   ganância que os sustentam. Milhões de africanos morreram de conflitos relacionados com diamantes e  existem milhões de deslocados.  Mas o comércio sujo estende - se muito para além da costa de África.  Existe uma forte evidência de que al-Qaeda e do Hezbollah   obtiveram milhões de dólares em diamantes ilegais através de conexões libanêsas na Serra Leoa e da DRC. Os diamantes são uma mercadoria ideal para grupos terroristas, pois é fácil de trocá-los por dinheiro, e são difíceis de detectar por organizações responsáveis pela aplicação da lei.
Exploração de outros recursos naturais como o ouro, urânio, cobre, cobalto, bauxita, e madeira é outro crime transnacional que tem perpetuado conflito Africano em vários estados, principalmente da RDC. Fundos provenientes destes recursos naturais enchem os bolsos dos gananciosos e financiam os atos terroristas e de guerras de facões armadas. Poucos na RDC são deixados intocados pelas hostilidades e danos ao meio ambiente.
Em África   as guerras sangrentas para aquisição  de diamantes e outros recursos naturais pode não parecem ter grande relevância para os militares E.U. e de segurança nacional. De fato, o oposto é verdadeiro. O crime transnacional, a violência e os conflitos em África ameaçam a estabilidade em todo o continente e acabará por ter conseqüências econômicas ou militares para o mundo em geral. Em África do aspeto político e econômico as mazelas sociais são enormes e o crime transnacional  torna -as piores. Durante uma visita a quatro países da África Ocidental, o Primeiro-Ministro Britânico enfatizou a necessidade de países desenvolvidos  investirem na segurança e prosperidade econômica das democracias em África. O ilícito de drogas, terrorismo, extremismo a emanar de "Estados falhados, ditaduras, trazem o conflito e caos nas zonas ricas em minerais e diamantes da África são um ímã para predadores, terroristas, e outros transnacionais de criminosos. A intervenção dos E.U. para acabar com o Terrorismo contra cidadãos e interesses em África poderá ser  na mesma forma  do Afeganistão. Da mesma forma que os grupos terroristas encontram porto seguro na Somália e no Sudão, esses mesmos grupos podem migrar para outros estados do continente Africano.   
Rebeldes da Serra Leoa, combatentes da Libéria, e os mercenários de Burkina Faso lançaram ataques em Serra Leoa para derrubar o governmeno. O grupo rebelde, conhecido como a Frente Unida Revolucionária (RUF), iniciou uma campanha de morte e destruição contra civis inocentes. Centenas de milhares de refugiados fugiram para países vizinhos e milhares de crianças foram raptadas e obrigadas a servir como soldados. A RUF provocou torturas, massacres, mutilações e outras atrocidades como um meio de minar a confiança no governo . Dentro de um ano, a RUF tinha tomado o controlo das principais minas de diamantes na  parte sudeste do país. Como tantas insurreições, o conflito em Serra Leoa foi proclamado como uma revolta para trazer um fim a um regime corrupto. O movimento evoluiu para uma auto-sustentação criminosa. Líderes da RUF enriqueceram-se e trocar diamantes por armas e equipamento durante a guerra civil.
 
Até Março de 1995, a RUF forças capturou a maior parte das minas no país, mas o exército de Serra Leoa foi capaz de parar mais avanços e manter a capital com a assistência de paz da Nigéria e Ghana. A RUF assinou um acordo de paz com o governo em novembro de 1996. Militares dissidentes derrubaram o governo em 1997 e formaram uma aliança com o RUF. Nigéria, Costa do Marfim, Guiné, Gana e - os membros da Comunidade Econômica dos Estados Africano Ocidental (CEDEAO) – deram abertura diplomática para o fim do conflito. A Organização das Nações Unidas apoiou a abordagem não-violenta e transferências de armas proibidas para a Serra Leoa.
Impaciente com o ritmo das negociações, a Nigéria levou um bom contragolpe, em Fevereiro de 1998 e do Conselho de Segurança da ONU estabeleceu a Missão de Observadores das Nações Unidas na Serra Leoa (UNAMSIL). No ano seguinte, a Frente Unida Revolucionária de Lomé e de Governo assinaram acordo de paz. No entanto, a RUF rapidamente violou os vários termos do acordo. O grupo rebelde armado manteve e continuou a sua luta pelo controlo dos diamantes. Até os primeiros meses de 2000, violentos confrontos com as tropas governamentais e atrocidades contra civis estavam em ascensão. Além disso, a Frente Unida Revolucionária capturou como reféns várias centenas de capacetes azuis. Em Maio de 2000, a Grã-Bretanha destacou unidades militares para a Serra Leoa para restabelecer a ordem em Freetown e evacuar os seus cidadãos e outros estrangeiros. Embora a segurança dos cidadãos britânicos e estrangeiros tenham sido a principal razão para a intervenção militar, da Grã-Bretanha, os laços históricos com a ex-colônia  ajudou a estabilizar o país e deu início a um programa de treinamento para policiais e forças militares indígenas. Os E.U. apoiaram a manutenção da paz da ONU com esforços através do envio de equipamento militar e equipas de Forças Especiais e formadores para a Nigéria e Gana. Esta iniciativa,  Operação Socorro,  reforçou a capacidade da Nigéria e Gana paz para proporcionar segurança, desarmar forças rebeldes, e facilitar o repatriamento de refugiados.
Em Setembro de 2001, os rebeldes concordaram em um cessar-fogo, mas com uma paz duradoura  longe. A liderança do governo nacional mudou cinco vezes nos últimos 11 anos. Tal como nos Bálcãs, a paz trouxe um fim ao conflito violento, mas uma paz de longo prazo baseado no Estado de direito, está muito distante.
Os recentes conflitos políticos e étnicos na República Democrática do Congo remontam a 1994, quando combates no vizinho Ruanda e Burundi forçou várias centenas de milhares de refugiados no Zaire. A nova demografia do leste do Congo contribuiu para a contenda étnica. Uma guerra civil eclodiu em 1996.Em menos de um ano, o movimento rebelde apoiado por Angola, Ruanda, Uganda e derrubou o governo no poder e realinhou a distribuição dos recursos naturais na o país Depois dos exércitos estrangeiros estabelecerem uma posição firme na DRE, que se aproveitou da fraqueza governo congolês e consolidou seu controle sobre os depósitos minerais e outros recursos.
Em Agosto de 1998, - militantes Congolesa apoiados pelo Ruanda e Uganda mergulharam o país noutra guerra civil. Angola, Namíbia, Zimbábue, Chade, Sudão e responderam à crise fornecendo tropas e de ajuda à RDC. Para complicar ainda mais o conflito, foi a presença de rebeldes do Ruanda, Uganda e Burundi. Estes grupos, que operam a partir de bases no Leste do Congo, freqüentemente atacam civis e as forças governamentais em seus respectivos países. Um relatório da Human Rights Watch concluiu que rebeldes e forças governamentais são os responsáveis pelos milhares de civis mortos, violentadas, torturados, raptados.
O Presidente da Zâmbia tentou pôr fim à carnificina em 1999, quando ele convidou os principais combatentes na guerra para uma conferência de paz de Lusaka, Zâmbia. O Acordo de Lusaka   apelou para um cessar-fogo imediato, a retirada das tropas estrangeiras, exceto paz e uma força de paz da ONU sobre 5.500 tropas. Ruanda e Uganda permaneceram em partes da República Democrática do Congo para proteger as suas populações a partir de ataques guerrilheiros, mas igual, e talvez mais importante motivação para a sua ocupação era para controlar os minerais, agricultura e madeira no país.  
Um relatório publicado pela ONU, em Abril de 2001, registrou que a RDC foi "vítima de massacres em escala e da pilhagem sistemática e sistêmica exploração dos recursos naturais." O relatório diz que os comandantes militares de vários países, por diferentes razões,   continuaram a necessitar deste conflito pela sua natureza lucrativa e temporariamente para resolver alguns problemas internos nesses países, bem como permitir o acesso à riqueza. Eles perceberam que a guerra tem a capacidade para sustentar a si mesmo, e por isso foram criadas e protegidas as redes criminosas que são susceptíveis de se assumir plenamente em  todas as tropas estrangeiras decidam a deixar a República Democrática do Congo.  
Em fevereiro de 2002, os combatentes armados não tenham cumprido todas as disposições descritas no Acordo de Lusaca. Uganda e Ruanda ainda ocupam leste do Congo e violentos confrontos entre diferentes grupos armados têm aumentado nos últimos meses. Menos de 4.000 capacetes azuis estão no terreno e milhares são necessários mais. Com tantos elementos criminosos e corruptos, os saques   proveito dos recursos naturais da República Democrática do Congo, o incentivo econômico para manter conflito e caos é maior do que o desejo de estabelecer o Estado de direito e manter a paz. A violência e a anarquia na República Democrática do Congo continua a ameaçar a estabilidade de pelo menos dez países que partilham uma fronteira comum com o gigante nação. 

Fonte: http://pedrothiagogeografia.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: