quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º DE MAIO: PROTESTOS PELO MUNDO


 Trabalhadores da Grécia, Espanha, Itália, Alemanha e Turquia marcaram o dia 1º de maio, data em que se comemora o Dia do Trabalho, com manifestações e pedidos pelo fim das medidas de austeridade que foram impostas em seus países.
Em Atenas, cerca de mil policiais foram mobilizados para lidar com qualquer violência durante manifestações e greves dos setores público e privado.Os dois principais sindicatos da Grécia convocaram uma greve geral que causou a interrupção de serviços de transporte, incluindo balsas para as ilhas.
Já na Espanha, onde a taxa de desemprego ultrapassou 27%, protestos foram convocados em mais de 80 cidades para incitar uma mudança radical na política econômica da União Europeia. Enquanto isso, os sindicatos na Itália fizeram uma manifestação no centro de Roma.
Em uma coluna no jornal El Economista, o secretário geral do sindicato espanhol CCOO, Ignacio Fernandez Toxo, criticou a "enorme irresponsabilidade" do governo em permitir que o desemprego suba a tais níveis.
Candido Mendez, chefe do sindicato espanhol UGT, disse que ter mais de 6 milhões pessoas desempregadas significava que "nunca houve um 1º de Maio com mais razão para tomar as ruas".
Na Turquia, a polícia chegou a disparar jatos de água e gás na multidão que protestou em Istambul. Os policiais também tentaram bloquear o acesso dos manifestantes à principal praça da cidade, Taksim.
Em outras partes do mundo também há protestos. Na Indonésia e Índia, a manifestação ocorre por maiores salários. Na China, o descontentamento é pelo cortes de pensões.
 BARCELONA 






ALEMANHA

 GRÉCIA

 JAPÃO

 ESPANHA

 TURQUIA
INDONÉSIA
FILIPINAS


Nenhum comentário: