quinta-feira, 2 de agosto de 2012

"Amanhã... será?" Música falando sobre a Primavera Árabe!


A música fala sobre manifestações de jovens ao redor do mundo, em que o uso das redes sociais tem sido tão ou mais importante quanto para a difusão da música. Anitelli comenta o clipe, que foi filmado numa pedreira no interior de São Paulo e editado mesclando imagens da Al Jazeera dos conflitos árabes.
- É uma canção um tanto quanto politizada, em que trazemos uma referência às revoluções ao redor do mundo. Tentamos abordar esse assunto denso e pesado, dentro de uma estética pop, mas se o caráter festivo que que moldou O Teatro Mágico - explica Anitell. - O palhaço agora é o bufão, que não precisa mais ser engraçado. Ele traz a crítica e o caos.

Em versos como "Quando uma comunidade viva! / Insurrece o valor da Paz, / endurecendo ternamente! / todo bit, byte, e tera / será força bruta a navegar!" e "o 'post' é voz que vos libertará! / descendentes tantos insurgirão / A arma, o réu, o véu que cairá! / Cravos e Tulipas bombardeiam / um jardim novo se levantará! / O Jasmim urge do solo sem medo / O sol reclama no Oriente! / Brada a lua que ilumina! / rebelando orações e mentes!".

Anitelli chama a atenção da importância da internet para a organização e disseminação dos protestos:
- A revolução está entre as pessoas que estão se movimentando em prol de uma coisa em comum. Na internet, ela pode ser organizada, pré-produzida, e é para agora, é emergencial. Não é só um "Cala boca, Galvão" nos TTs. Mas são as pessoas saindo às ruas por um mundo melhor.

Veja o vídeo abaixo:


Um comentário:

Ricky Silva disse...

Essa música é realmente interessante, pelo fato de nos chamar a atenção pra essa questão de viver num mundo globalizado onde a internet é um meio de se pensar em uma revolução digital que pode ser ampliada também ao cotidiano principalmente. Gilberto Gil tem algumas músicas muito interessantes também, falando desse processo de interatividade que a internet tem proporcionado. Umas das músicas chama-se "Pela internet" e a outra "Banda larga cordel". Essa iniciativa do blog realmente foi show de bola!!!