quarta-feira, 11 de junho de 2008

Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani - PSAG

O Aqüífero Guarani é uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo. Possui um volume acumulado de 45.000 km3 (considerando uma espessura média aqüífera de 250m e porosidade efetiva de 15%) e extensão da ordem de 1,2 milhões de Km2, sendo 840.000 km2 (70%) no Brasil, 225.500 Km2 na Argentina, 71.700 Km2 no Paraguai e 58.500 Km2 no Uruguai. Na parte brasileira estende-se à oito estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Possui mais de 500 cidades bastecidas, total ou parcialmente, com suas águas. As águas são de excelente qualidade para consumo doméstico, industrial e irrigação e, em função das temperaturas serem superiores a 30ºC em todo o domínio confinado, são muito utilizadas para o desenvolvimento de balneários e até mesmo na agroindústria (despelamento de frango). Segundo Rebouças (1999) sobre cerca de 70% da área de ocorrência há possibilidade de os poços serem jorrantes. A utilização do aqüífero se dá de forma desordenada, sem controle, em sua maior parte, o desperdício é flagrante. Faz-se necessário medidas tanto no plano nacional como no internacional(veja o mapa do Aqüifero). O objetivo do processo iniciado através do projeto é permitir a gestão e o uso sustentável do Sistema Aqüífero Guarani (SAG). O propósito do projeto é apoiar os quatro países na elaboração -de forma conjunta- e implementação de um marco comum institucional, legal e técnico para diligenciar e preservar o SAG para as gerações atuais e futuras.
O projeto estrutura-se em sete componentes:
Expansão e consolidação da base atual do conhecimento científico e técnico sobre o SAG.
Desenvolvimento e instrumentação conjunta de um marco de gestão para o SAG baseado em um programa estratégico de ação ajustado pelas partes.
Promoção da participação pública e dos agentes interessados, da comunicação social e da educação ambiental.
Avaliação e acompanhamento do projeto e divulgação dos resultados.
Tomada de previdências para a gestão das águas subterrâneas e para a mitigação de prejuízos, conforme as características da região, em áreas críticas (“hot spots”).
Consideração do potencial para a utilização da energia geotérmica “limpa” do SAG.
Coordenação e gestão do Projeto. Para maiores detalhes clique aqui
Durante o desenvolvimento do Projeto, em função da contrapartida do governo brasileiro, a CPRM participou fornecendo o seu investimento realizado na execução de projetos, no período de 2003 a 2006, na área de abrangência do PSAG. Além disso a CPRM tem participado de diversas reuniões do Aqüífero, colaborando para a padronização e qualificação dos dados a serem levantados e a sua disponibilização no Sistema de Informações do Sistema Aqüífero Guarani (SISAG), o qual estará totalmente sincronizado com o Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS). O SIAGAS, desenvolvido pela CPRM, e hoje adotado como sistema de informações de recursos hídricos subterrâneos padrão pela maioria dos estados brasileiros, já traduzido para o espanhol (devido a sua adoção como padrão também em Cuba), esta integrado ao Sistema Nacional sobre Recursos Hídricos, um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. O PSAG, iniciativa do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com o apoio de recursos de doação do Fundo para o Meio Ambiente Mundial, abriu o chamado para "CONSULTORIA EM SERVIÇOS DE TRANSFORMAÇÃO – ATUALIZAÇÃO E SINCRONIZAÇÃO ENTRE O SISAG E O SIAGAS". Atendendo a uma solicitação da Secretaria Geral do Projeto, a CPRM esta colaborando na divulgação do referido chamado, que tem encerramento previsto para o dia 19 de março de 2008.

Fonte: http://www.cprm.gov.br/

Nenhum comentário: